O piloto francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta), que este domingo venceu o Rali de Monte Carlo, primeira etapa do Mundial, mostrou-se satisfeito pela vitória mas considerou que “não significa que a temporada vá ser fácil”.

“Sabemos que teremos que trabalhar muito”, acrescentou Ogier, que viu a primeira vitória com a nova equipa como um feito “maravilhoso depois de apenas um mês de preparação”.

O francês deixou ainda elogios à nova equipa, que “merece a vitória” e que o ajudou a começar a defesa do título “com muitos pontos”.

O francês deixou o finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris), antigo colega de equipa na Volkswagen, no segundo posto, no regresso da Toyota aos WRC ao fim de 17 anos, e o estónio Ott Tänak (Ford Fiesta) no terceiro lugar.

Na primeira prova oficial ao volante de um Ford, Ogier beneficiou de um erro do belga Thierry Neuville (Hyundai i20), no sábado, para chegar ao primeiro lugar da 85.ª edição do rali monegasco, que venceu pela quinta vez, a quarta consecutiva no WRC.

O tetracampeão do mundo em título somou o seu 39.º triunfo da carreira.

O rali do principado ficou marcado pela morte de um espetador espanhol, na sequência de um despiste do neozelandês Hayden Paddon, durante a primeira das duas etapas noturnas, na quinta-feira.

A próxima prova do WRC está marcada para dentro de três semanas, com o rali da Suécia.