Segundo uma reportagem exibida pela TV Globo. o local escolhido pelas duas selecções, e também pelo México, é o Clube de Golfe de Randpark, situado na região norte de Joanesburgo.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não se pronunciou oficialmente sobre o local, que deverá ser confirmado nos próximos dias pelo Comité Organizador do Mundial.

“A CBF já escolheu o lugar, mas a FIFA ainda não anunciou oficialmente, porque o México e Portugal também gostaram do clube de golfe”, adianta a reportagem.

No local, está em fase final de construção o The Fairway Hotel and Spa, situado na área do Randpark Golf Club, em Windsor, distrito de Randburg, na região metropolitana de Joanesburgo.

O hotel de cinco estrelas terá piscina, academia e um SPA, com 62 quartos individuais, estando a sua inauguração prevista para 12 de Maio.

“Durante duas semanas vai receber hóspedes comuns, para ver se tudo está a funcionar”, noticiou a TV Globo, acrescentando que, a partir de 29 de Maio, o hotel estará à disposição da selecção escolhida pela FIFA.

O clube de golfe, com cerca de 8500 associados, vai continuar a funcionar durante o Mundial, mas uma cerca escura impedirá a visão de quem queira "espiar" os futebolistas.

O relvado para os treinos será o Marks Park, da Universidade de Witwatersrand, que fica a 16 quilómetros de distância do hotel.

O local despertou o interesse da CBF por causa da localização, a cerca de 30 quilómetros do aeroporto e a meia-hora de autocarro dos estádios onde o Brasil jogará as duas primeiras partidas - o Ellis Park e o Soccer City.

A escolha atende ao objectivo da comissão técnica da selecção "canarinha" de manter uma base fixa durante todo o Mundial, mesmo quando a equipa jogar fora de Joanesburgo.

Cabeça-de-série do grupo G, o Brasil jogará quatro vezes em Joanesburgo, caso chegue à final do Mundial.

O Grupo G é formado pelas selecções do Brasil, Portugal, Coreia do Norte e Costa do Marfim.

Ainda hoje, o treinador-adjunto da selecção lusa, Agostinho Oliveira, confirmou as dificuldades para o local de estágio, revelando haver outros pretendentes ao local escolhido e referindo que a decisão está nas mãos da FIFA.

Acrescentou que, caso não consiga o local desejado, a selecção lusa deverá estagiar em Portugal.