“O nível do futebol português é superior ao da China, mas espero que seja um bom jogo e que o público aprecie”, disse à agência Lusa o treinador chinês, Gao Hongbo.

“Vamos aprender”, acrescentou.

Portugal vai jogar com a China em Coimbra, num encontro de preparação para o Mundial na África do Sul, competição para a qual a selecção chinesa só conseguiu qualificar-se uma vez, em 2002.

Em declarações à agência Lusa no aeroporto de Pequim, o treinador chinês afirmou que “Portugal tem uma grande equipa”, considerando “muito difícil” sair de Coimbra com uma vitória.

“Vamos dar o nosso melhor”, prometeu o defesa direito Zhang Linping, um jogador de 20 anos que admira “C. Luo” (Cristiano Ronaldo) e Nuno Gomes.
Questionado sobre os jogadores da selecção portuguesa, o treinador, Gao Hongbo, também destacou logo um nome: “C Luo, evidentemente”.

Fu Bo, treinador-adjunto chinês, manifestou idêntica opinião: “Portugal tem muitas estrelas e comparado com Portugal, o nível da China é mais baixo”.

Quanto aos graves problemas de corrupção detectados no futebol chinês e que levaram à prisão de vários responsáveis da federação, em Novembro passado, ambos os técnicos declararam que “isso diz respeito aos líderes e não afectou os jogadores.

“Nós concentramo-nos no jogo”, disse Fu Bo.

No ranking da FIFA divulgado no passado dia 10 e encabeçado pela Espanha, Portugal ocupava o 5º lugar e a China o 87º.

A selecção chinesa deixou Pequim cerca das 14:00 (04:00 em Lisboa), devendo chegar a Portugal hoje à noite (hora local).