"Não poderíamos começar o Mundial hoje, pois o Soccer City não está pronto e não poderíamos disputar o jogo inaugural", disse, na semana passada, o secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke.

Outro dos problemas do primeiro mundial em África é a insegurança, apesar do enorme investimento do Governo sul-africano, que comprou centenas de veículos de alta cilindrada e seis helicópteros e outros meios aéreos, canhões de água e unidades de comando móveis, e admitiu ao serviço 55 mil novos agentes.

Contudo, as últimas estatísticas oficiais revelam que são assassinados, por ano, mais de 18 mil sul-africanos e 50 mil mulheres e crianças são violadas em cada 12 meses.

A prova na África do Sul tem também características singulares, com jogos em altitude e outros ao nível do mar, com o Mundial2010 a disputar-se no inverno austral, podendo registar-se temperaturas a rondar os zero graus, sobretudo, no Sul do país.

A altitude pode ser uma das justificações para a província de Gauteng, a mais rica da África do Sul e onde ficam a capital Pretória e Johanesburgo, ser o local de estágio de 19 das 32 selecções presentes na prova.

Portugal é uma das equipas que escolheu Gauteng para o derradeiro estágio de preparação, no "paradisíaco" Valley Lodge, em Magaliesberg.

Num Grupo G, com Costa do Marfim, Coreia do Norte e Brasil, a equipa técnica e alguns jogadores já admitiram que o principal objectivo da selecção lusa é atingir a segunda fase, embora o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madail, seja mais ambicioso.

"Fomos quartos em 2006, por isso gostaria que conseguíssemos prestação igual ou superior na África do Sul, pois queremos sempre fazer melhor", afirmou o líder federativo.

Frente à China, em Coimbra, Portugal disputa quarta-feira o derradeiro encontro de preparação antes da divulgação da lista dos 23 convocados, que deverá acontecer a 10 de Maio, um dia depois do final da Liga portuguesa.

Para o encontro com a equipa asiática, o seleccionador português, Carlos Queiroz, convocou grande parte do "núcleo duro" da equipa, à excepção dos lesionados Deco, Bosingwa e Pepe, ainda a recuperar de uma rotura de ligamentos num joelho.

Com o "dragão" Silvestre Varela convocado para a China, Queiroz poderá ainda protagonizar alguma surpresa na lista final, com nomes como os de Ruben Micael (FC Porto), Fábio Coentrão (Benfica) e Yannick (Sporting) a poderem surgir.

A altitude da Covilhã foi escolhida para o início do estágio da selecção lusa, que realizará na cidade beirã dois encontros de preparação, com Cabo Verde (24 de Maio) e os Camarões (01 de Junho).

Já na África do Sul, Portugal fará mais um encontro, com Moçambique, a 08 de Junho, sete dias antes da estreia frente à Costa do Marfim, em Port Elizabeth.

A 21 de junho, Portugal defronta a Coreia do Norte, na Cidade do Cabo, fechando a participação na primeira fase, frente ao Brasil, a 25, em Durban.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.