Se na ficha de jogo consta o nome China, na cabeça dos jogadores é lido como Coreia do Norte, com quem Portugal medirá forças a 21 de Junho, no segundo encontro da fase de grupos do Mundial 2010.

Carlos Queiroz aproveita o primeiro jogo de preparação do Mundial 2010 para testar a equipa em 4x3x3, com Ronaldo e Nani no apoio ao ponta-de-lança Hugo Almeida e Simão a vestir o papel de Deco como número 10.

As ausências de habituais titulares - como Bosingwa, Ricardo Carvalho, Pepe e Deco - não impediram uma exibição relativamente agradável de Portugal. O campo do Municipal de Coimbra – com uma casa bem composta a rondar os 15 mil espectadores – não se encontrava nas melhores condições e devia mesmo ter uma ligeira inclinação para a baliza chinesa, tal o caudal ofensivo da Selecção Nacional.

No entanto, o vício antigo da ineficácia na finalização é difícil de extinguir e Portugal ficou a dever a si mesmo uma goleada já na primeira parte. A equipa de Carlos Queiroz desperdiçou pelo menos meia dúzia de ocasiões de golo: Nani, por três vezes (6’, 16’ e 23’), Simão (20’), Hugo Almeida (18’) e Ronaldo (22’) tiveram todos o golo nos pés.

E como a China não arriscava um milímetro, foi preciso ‘paciência de chinês’ até Portugal inaugurar o marcador. Aos 35 minutos, Ronaldo ganha a bola no flanco, arranca em velocidade para a área e assiste Hugo Almeida, que sem qualquer oposição rematou forte e colocado para o 1-0.

Aliás, o avançado do Werder Bremen ainda teve mais uma oportunidade para marcar depois do primeiro tento, mas a bola voltou a ser parada pelo guardião Lu Zhang.

O conhecimento do futebol asiático que Carlos Queiroz pretende tirar deste jogo traduz-se até ao momento em futebol esforçado, de muita contenção e sem grandes rasgos. Em suma, um teste fundamentalmente à paciência dos jogadores portugueses.

Para a segunda parte esperam-se (e pedem-se) mais golos contra a 87ª selecção do ranking mundial.