"Não gostei de ver a nossa selecção a ser assobiada a poucos dias do início do campeonato do Mundo", disse Hermínio Loureiro, em declarações à Agência Lusa, lembrando que se tratou de um jogo de treino, que faz parte da preparação, não compreendendo por isso os assobios do público à exibição da selecção nacional com a China.

No entanto, o presidente da Liga considerou que "ninguém é intocável, nem ninguém está acima de qualquer reparo". "Espero que sejam criadas todas as condições durante a preparação da selecção com vista a termos sucesso no campeonato do Mundo para podermos uma vez mais surpreender com a qualidade do nosso futebol", afirmou.

Hermínio Loureiro afirmou ser essencial "apoiar, incentivar e acarinhar" a selecção que vai estar no Mundial, a disputar entre 11 de Junho e 11 de Julho, defendendo que "a atitude de Portugal tem de ser uma atitude mais positiva".

O presidente da Liga disse ainda que "os portuguesa andam aborrecidos, não só com o futebol, mas com tudo, e aproveitam todo e qualquer momento para expressar essa insatisfação e esquecem-se de todo um percurso que foi feito e da valorização e importância que tem a presença de Portugal no Mundial".

Portugal venceu quarta-feira a China, por 2-0, num encontro particular disputado no Estádio Cidade de Coimbra, com a equipa das "quinas" a ser assobiada no segundo tempo, quando vencia por 1-0.

No final do jogo, o seleccionador Carlos Queiroz disse não ter gostado dos assobios, defendendo que essa conduta "não cai bem na generalidade do sentimento de todos os portugueses".