A partida decorrerá a 17 de Março, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, e resulta de uma negociação entre o dirigente do clube, Eduardo Maluf, e o seleccionador da África do Sul, o brasileiro Carlos Alberto Parreira.

Maluf salientou que o clube planeia realizar “um grande acontecimento” e uma oportunidade para que os adeptos da equipa, uma das mais populares de Minas Gerais, acompanhem a selecção da África do Sul.

Segundo a Associação Sul-Africana de Futebol, Parreira convocou 29 futebolistas para a fase de preparação da equipa no Brasil.

A Granja Comary, sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na cidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro, e o centro de treino da empresa desportiva Traffic, em Porto Feliz (São Paulo), foram os lugares escolhidos por Parreira para a preparação.

Em Abril, a selecção sul-africana vai realizar um jogo de preparação na Alemanha e a partir de Maio vai concentrar-se definitivamente na África do Sul.

A 13 de Março, a África do Sul defrontará no Rio de Janeiro a equipa Volta Redonda e, a 31 do mesmo mês, viajará a Assunção para um confronto com o Paraguai, selecção sul-americana também presente no Mundial 2010.