Em declarações ao jornal Nikkan Sports Daily, Troussier, que comandou a selecção do Japão no Mundial de 2002, assegurou: "Recebi um convite, mas há outro candidato - o senhor Hiddink".

A Costa do Marfim está integrada no grupo G da fase final do Mundial (11 de Junho a 11 de Julho), juntamente com Portugal, Brasil e Coreia do Norte, estreando-se na prova frente à equipa portuguesa, a 15 de Junho no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth.

A selecção africana está sem treinador desde final de Fevereiro, quando o franco-bósnio Vahid Halilhodzic foi afastado devido aos maus resultados da equipa na Taça Africana das Nações, da qual foi afastada nos quartos de final da prova, que decorreu em Angola no início do ano.

"Trata-se de uma situação de emergência para a Costa do Marfim", disse Philippe Troussier, mostrando-se aliciado e motivado "para o desafio".

Hiddink, que conduziu as selecções da Holanda e da Coreia do Sul às meias-finais dos mundiais de 1998 e 2002, respectivamente, está ligado até ao final de Junho à selecção da Rússia, equipa que não conseguiu a qualificação para a África do Sul.

Troussier, actual treinador em regime parcial do FC Ryukyu, clube da terceira divisão japonesa de Okinawa (sul), dirigiu já algumas selecções africanas, designadamente Nigéria, Burkina Fasso, África do Sul e Marrocos.