“Espero que Portugal consiga o grande objectivo, que é ser campeão do Mundo. Todos sabemos que é complicado, porque tem um grupo difícil, mas, se Portugal passar a primeira fase, é uma forte candidata e pode chegar o mais longe possível”, disse o antigo defesa esquerdo, à margem de uma sessão do curso de treinadores UEFA Basic (segundo nível), em Santarém.

Apesar de reconhecer a “lacuna” de defesas esquerdos em Portugal, Nuno Valente considera que o “seu” lugar está “bem entregue” a Duda, do Málaga.

“Penso que os jogadores que estão a representar actualmente Portugal precisam de confiança. Dando confiança, podem criar o estatuto de imprescindíveis na selecção”, referiu.

Nuno Valente disse ter sentido a “necessidade de parar”, realçando ser “complicado” ponderar se ainda poderia jogar profissionalmente: “A minha carreira foi desgastante e, aos 35 anos, não era fácil”.

Apesar de “olheiro” dos ingleses do Everton, assegura estar “focado no curso”, mas esta ligação profissional ao emblema de Liverpool proporciona-lhe “novos objectivos”.

Olhando para a Liga portuguesa de futebol, o futuro técnico considera que o Benfica é “um forte candidato a ser campeão” esta época, porque “é a equipa mais forte, mais equilibrada e joga um bom futebol”.

“O (Sporting) Braga já tinha uma excelente equipa, foi buscar bons reforços e está muito forte, não é fácil estar no último terço do campeonato entre os primeiros. Tem merecido estar nesta posição”, avaliou Nuno Valente.

O favoritismo dos “encarnados” fica também a dever-se, na leitura do antigo defesa esquerdo, às dificuldades que o FC Porto tem tido para “impor o futebol que tinha nos últimos anos” e “à muita irregularidade” do Sporting.

Além de Nuno Valente, também o antigo internacional angolano Figueiredo está entre os inscritos nesta formação, em Santarém, enquanto o marroquino Tahar El Khalej, que alinhou em Portugal na União de Leiria e no Benfica, vai frequentar o curso UEFA Basic (nível um).