De acordo com informação prestada pelo site federativo, os dois primeiros jogos de preparação disputam-se na Covilhã, no dia 24 de Maio frente a Cabo Verde e no dia 01 de Junho frente aos Camarões, enquanto o último é já em Joanesburgo, no dia 08 de Junho, frente a Moçambique.

"A elaboração do plano foi mais uma etapa. A definição de um pré-estágio e de um estágio final tem a ver com a realidade que vamos enfrentar. Não vamos poder ter todos os jogadores ao mesmo tempo, já que uns chegam a 13 de Maio e outros a 19/20, pelo que tivemos de elaborar este esquema", disse Carlos Queiroz, seleccionador português, ao site da Federação.

Em relação ao pré-estágio, Carlos Queiroz referiu que a Covilhã é a região que tem as condições técnicas mais próximas do que Portugal vai enfrentar quando estiver a competir na África do Sul.

"A altitude da Covilhã não tem efeitos prejudiciais ao nível do treino. As condições físicas vão proporcionar condições idênticas às que poderemos encontrar mais tarde na prova. Além disso, na Europa estaremos no verão e na África do Sul estará um clima mais invernoso, mas as condições de altitude eram as que preocupavam mais", sublinhou o técnico.

A partida para a África do Sul, onde Portugal disputará o Mundial de futebol integrado no grupo G, juntamente com Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte, está agendada para 05 de Junho.

O seleccionador português referiu-se ainda ao sorteio dos jogos do grupo de Portugal para a fase de qualificação para o Europeu de 2012, afirmando que este acabou por ser positivo.

"Não foi bom, nem mau. O mais importante é fazer boas análises das condições e ver as implicações sobre as recuperações dos jogadores. Temos de olhar agora para o sorteio e centrarmo-nos num bom plano de preparação, para tirar o máximo partido dos jogadores", afirmou Queiroz.

As federações do Grupo H, composto por Portugal, Dinamarca, Noruega, Chipre e Islândia, não chegaram a acordo no que diz respeito ao calendário da fase de qualificação, tendo ficado sujeitas a um sorteio, realizado hoje.