“Estou no bom caminho para poder ajudar Portugal na África do Sul, mas ainda é cedo para dizer que lá vou estar. Tenho 27 anos, uma carreira pela frente, e preciso ter calma”, observou Pepe durante uma conferência de imprensa que antecedeu a cerimónia de abertura do Mundialito de futebol de 7 para crianças e jovens entre os cinco e os 12 anos, no Algarve, que decorrerá até 03 de Abril.

O central naturalizado português garantiu que vai “respeitar os prazos” estabelecidos pelos médicos do Real Madrid e pelo cirurgião que o operou, o português José Carlos Noronha, porque “é preciso ter precaução”, mas revela que o “joelho está muito melhor”.

Pepe sofreu uma rotura dos ligamentos cruzados do joelho direito no dia 12 de Dezembro de 2009, na partida entre o Real Madrid e o Valência, ao saltar com o internacional espanhol David Villa.

Não obstante dizer que vai pensar “primeiro na carreira e só depois no Mundial”, Pepe manifestou “esperança e vontade máxima de ajudar Portugal”, não só por uma “questão de prestígio”, mas também por “ser e sentir-se português”, razão pela qual “irá torcer por fora” pela selecção nacional senão recuperar a tempo de jogar na África do Sul.

Promete continuar a “trabalhar no duro” para regressar o mais rapidamente possível, revelando que vai entrar “numa fase, a partir da semana da Páscoa, mais intensa de recuperação” que culminará com o “início de treino no campo”, sem especificar prazos.

Pepe fez questão de agradecer, além da família, aos adeptos do Real Madrid e aos adeptos portugueses em geral que o “têm apoiado e incentivado de forma espectacular, que jamais esquecerá”.

O internacional português falou de Bosingwa, cuja lesão o afastou do Mundial, o que será, segundo Pepe “uma perda importante para Portugal”, apesar de “ter outros jogadores com qualidade” para colmatar a ausência do lateral direito do Chelsea, e de Ricardo Carvalho, por quem ficará a torcer para recuperar a tempo de estar no Mundial.

A opinião de Pepe estendeu-se ao campeonato português, ao reconhecer que o Benfica “está muito forte”, ao contrário de épocas anteriores nas quais contratava muitos jogadores com nome, mas não tinha fio de jogo.

Sobre o FC Porto confessou a sua “surpresa” pela época menos conseguida que está a fazer, mas contrapôs que “não se pode ganhar sempre”, admitindo que “torce” pelos portistas.

“Fico contente pelo Benfica, mas o meu coração pende para o FC Porto, onde tenho grandes amigos, o Helton, o Nuno, o Bruno [Alves]”, confessou, seguro de que a equipa portista vai dar “a volta por cima”.

Surpresa manifestou pela carreira do Sporting de Braga, ao confessar que nunca imaginou que estivesse tanto tempo a liderar o campeonato e se mantenha na luta pelo título, considerando que “é bom para o futebol português” que a equipa minhota conseguisse ser campeã nacional.

O Mundial ainda voltou a tema, com Pepe a referir que Portugal “não tem de se sentir inferior a nenhuma outra selecção” que estará no Mundial, pela sua “história e qualidade dos jogadores”, apesar do grupo “complicado” em que está inserido.