A febre do Mundial está a aproximar-se e com ela sucedem-se as acções de marketing e comunicação das empresas relacionadas com o maior evento relacionado com o futebol.

Para aqueles que gostam de coleccionar recordações destes momentos, o Banco de Portugal anunciou que vai colocar em circulação, a partir de 27 de Abril de 2010, uma moeda de colecção, com o valor facial de 2,50 euros, designada "Campeonato Mundial de Futebol – África do Sul 2010". A distribuição ao público será efectuada através das instituições de crédito e das Tesourarias do Banco de Portugal.

Esta moeda, que apenas tem poder liberatório em Portugal, apresenta, no anverso, a simulação de um mapa evidenciando o ambiente festivo da multidão que agita uma bandeira, onde figura o escudo nacional, o valor facial e, na orla, a expressão "Portugal", e, no reverso, o mapa de África, de onde se destacam a multidão e os jogadores, uma bola, o símbolo oficial dos campeonatos, a era e as legendas "Mundial da FIFA" e "África do Sul".

As características da moeda foram aprovadas pela Resolução do Conselho de Ministros tendo a Imprensa Nacional-Casa da Moeda sido autorizada a cunhar até 120 mil moedas com acabamento normal, em liga de cuproníquel.