Antes de Jorge Jesus lançar Fábio Coentrão como lateral no Benfica, já Carlos Queiroz o vislumbrara num treino do jovem, que agora sonha com a chamada para o Mundial 2010. "Em primeiro lugar é importante notar que o clube onde ele está parece estar satisfeito com uma opinião e uma visão que nós tivemos um ano e meio antes. E ele próprio e os adeptos. Quarenta e cinco minutos depois do primeiro treino que vi dele, falei com a minha equipa técnica e dei-lhes indicações para apostarmos no Fábio como defesa lateral esquerdo, porque vi nele características para fazer esse lugar", afirmou o seleccionador.

Contudo, as boas exibições rubricadas pelo jovem jogador, de 22 anos, nos encarnados poderão não ser suficientes para valer a convocatória para o Campeonato do Mundo, segundo as palavras de Queiroz.

"As decisões para a selecção A estão noutro patamar. Depois do estágio na selecção B, falei com o Fábio, como falei com outros jogadores, e manifestei-lhe confiança, disse-lhe que acreditava que ele tinha qualidade para servir bem o futebol português", limitou-se a afirmar o técnico, quando confrontado com as hipóteses de chamada de Coentrão.

Por outro, o regresso iminente de Pepe à competição no Real Madrid não significa que o jogador tenha o passaporte assegurado para a África do Sul. "Tenho recebido boas notícias sobre ele, mas neste momento não faço comentários, se vai ou não ser convocado. Até ao dia da decisão vamos acompanhar a sua evolução de uma forma exaustiva, em contacto com o clube onde faz tratamento. Depois, no dia 10, tomaremos uma decisão."

Depois de Bosingwa e Varela, Carlos Queiroz viu mais uma hipótese de convocatória ser retirada com a recente lesão grave de Ruben Micael, que fracturou o pé direito num treino do FC Porto. O seleccionador lamentou a lesão do médio portista.

"É mau sempre que jogadores se lesionam. O Ruben estava a aparecer agora e num quadro geral de convocados, naquela lista bastante abrangente que tenho falado, era um dos jogadores que estava em observação. Agora, tal como o Bosingwa, é desejar que se recomponha rapidamente para o FC Porto e para o futebol", vincou.