Antigas glórias do futebol sul-africano, dirigentes, empresários e autarcas da África do Sul prestaram homenagem a Portugal e transmitiram ao seleccionador Carlos Queiroz e aos dirigentes federativos presentes a sua satisfação por receberem os portugueses no seu município.

O presidente da câmara municipal de Mogale City, Koketso Calvin Seerane, que se desdobrou em iniciativas para satisfazer as necessidades da selecção portuguesa durante a realização do Mundial, e que foi o anfitrião da noite, realçou na sua alocução ser “uma honra e um privilégio para as gentes da região receber a quarta melhor selecção do mundo”.

“Os residentes de Mogale City (onde se situa Magaliesburg, “quartel general” da selecção nacional) estão felicíssimos e ansiosos por ver de perto Cristiano Ronaldo, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e tantas estrelas portuguesas. Esperamos que eles, desde que não choque com as exigências do torneio, tenham contacto directo com os nossos jovens na forma de clínicas, autógrafos e outras”, pediu o autarca.

Num improviso muito aplaudido, o secretário-geral da Federação Portuguesa de Futebol, Ângelo Brou, salientou que para os portugueses, o Mundial não é só futebol e competição.

“É acima de tudo um encontro de povos e uma herança que ficará para gerações futuras de sul-africanos na forma de estádios, campos de treino, conhecimento e progresso. É nisso que apostamos”, disse o dirigente federativo português perante uma sala superlotada do complexo de Makiti.

Presentes estiveram diplomatas da embaixada de Portugal em Pretória, em representação do embaixador João Ramos Pinto, que se encontra fora do país, bem como vários dirigentes associativos portugueses, com destaque para Alexandre Santos, presidente da Federação das Coletividades Portuguesas da África do Sul.

O jantar de gala oferecido pelo presidente do município de Mogale City foi uma forte manifestação de apoio à selecção portuguesa por parte dos sul-africanos, que aproveitam o Mundial para mostrar ao mundo as suas potencialidades e belezas naturais.

A zona onde se vai instalar o “quartel-general” dos portugueses tem fortes atractivos turísticos, sendo visitada durante todo o ano por muitos milhares de sul-africanos e estrangeiros que procuram a tranquilidade e a beleza natural de vales e montanhas, nascentes, reservas de caça e parques naturais.

A comitiva da federação portuguesa, composta pelo seleccionador nacional, vice-presidente Amândio de Carvalho, secretário geral Ângelo Brou, director técnico da selecção, Carlos Godinho e director de comunicações Onofre Costa, regressa ao fim do dia de hoje a Lisboa, depois de uma inspecção à estalagem "Valley Lodge" e aos campos de treino da escola secundária Bekker, em Magaliesburg.