Numa entrevista ao site da FIFA, o internacional português do Chelsea, afirmou que Portugal tem condições para alcançar a final mas que não pode ser considerado favorito à conquista do troféu porque nunca o conquistou.

“Favoritas são aquelas selecções que têm história em mundiais. Portugal não tem esse historial, nunca ganhou um Mundial. Por isso, não pode ser considerado favorito. Mas temos uma equipa com grande qualidade, grandes jogadores e que pode ir longe e chegar à final. Mas não podemos falar em favoritismo” disse Deco ao site da FIFA.

Portugal vai disputar a fase de grupos com a Costa do Marfim, Coreia do Norte e Brasil. O primeiro jogo será disputado com a Costa do Marfim e o último com o Brasil. Sobre a possibilidade de Portugal passar aos oitavos-de-final e encontrar a vizinha Espanha, campeã europeia em título, Deco diz que não faz sentido pensar em adversários nesta altura e que a equipa portuguesa não tem problemas em defrontar nenhum adversário.

“Não temos problemas em defrontar seja que adversário for. Se tivermos que jogar, é o que vamos fazer. Ir para um Mundial e pensar contra quem se vai jogar, em escolher adversários, não faz sentido: para isso, mais vale ficar em casa”.
Portugal vai defrontar o Brasil na fase de grupos num jogo muito especial para o luso-brasileiro.

“Sou brasileiro, naturalizei-me por um país onde vivi muitos anos e que me deu tudo. E ponto final. No final de contas, trata-se de mais um grande jogo. Mas, na verdade, acho que nosso grande desafio é o primeiro jogo. Vencendo na estreia contra a Costa do Marfim, as hipóteses de passar a fase de grupos são muito grandes. A selecção que perder vai ter muita dificuldade em passar à próxima fase”.