O pontapé de saída do Campeonato do Mundo não deverá contar com a 'bênção' do histórico ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.

Segundo avançou hoje a AFP, a saúde de Mandela é demasiado frágil para a exposição a um evento desta magnitude. "O meu avô já está muito velho e estamos a tentar poupá-lo. Ele disse que preferia ficar na sua casa de campo, onde descansará ao longo do Mundial", afirmou o neto Mandla Mandela, salientando que uma decisão final será tomada numa data mais próxima da competição.

Contudo, o neto do ícone da resistência ao 'apartheid' na África do Sul descartou um agravamento do estado de saúde de Mandela: "O meu avô sempre foi saudável."

"Sempre vimos jogos de futebol com ele, mas a menos que a equipa esteja a vencer por 2-0 ele não se sente confortável. E se o jogo estiver muito renhido ele vai embora e diz que é demasiado para os seus nervos", relata ainda Mandla Mandela.

A última aparição pública de Nelson Mandela data de 11 de Fevereiro, quando o antigo presidente sul-africano visitou o Parlamento para as comemorações do 20º aniversário da sua libertação.