Para Carlos Queiroz, a selecção nacional de Portugal “ é favorita a ganhar cada um dos jogos que disputar no Mundial” mas lembra que, “os favoritos crónicos a estarem nas meias-finais são equipas como o Brasil, a Argentina, a Itália, a Espanha, a Alemanha ou a Inglaterra”. O seleccionador nacional sabe que é determinante ganhar à Costa do Marfim, no jogo inaugural, para arrancar uma boa campanha no Mundial, "Para já, a nossa final é o primeiro jogo”, afirmou.

Portugal está no Grupo G do Mundial 2010 e vai disputar a fase de grupos com Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte. Carlos Queiroz reconhece o elevado grau de dificuldade dos adversários de Portugal mas lembra que os portugueses também têm ambições.

 “O Brasil lidera o Ranking FIFA, é o País com mais títulos em Mundiais e é um dos grandes favoritos a revalidar o troféu. A Costa do Marfim é tida como a equipa mais forte de África e aquela que poderá ir mais longe na competição. Como Portugal também tem reconhecidas ambições, há uma equipa que não vai chega à fase a eliminar com alguma surpresa. Isto sem esquecer a Coreia do Norte, que tem do seu lado a vantagem do certo desconhecimento que rodeia a sua selecção, além do facto de se estar a preparar de forma intensa para o Mundial, com um estágio que se iniciou em Janeiro”.

Com o país a atravessar uma grave crise económica e social, Carlos Queiroz sabe da importância que o futebol pode ter na auto-estima dos portugueses. Para o seleccionador nacional a conjuntura em torno da equipa portuguesa e a sua participação no Mundial 2010 pode ser um estímulo para melhorar a auto-estima dos portugueses.

“Numa altura em que as dificuldades económicas e sociais pelas quais o País atravessa estão na ordem do dia, o facto da Selecção Nacional estar no terceiro lugar do Ranking da FIFA e estar a preparar a participação numa competição com a grandeza do Mundial pode funcionar como um estímulo e um capital importante de auto-estima para os portugueses. O futebol português, através dos seus clubes, jogadores e, claro, das Selecções, tem dito ao mundo que Portugal pode estar entre os melhores.”, concluiu.