O primeiro voo da South African Airways, proveniente de Joanesburgo, aterrou numa das pistas do novo aeroporto às 06:40 horas da manhã.

O novo aeroporto, situado na zona de La Mercy, 35 quilómetros a norte do centro da cidade, foi construído de raiz e obedece a padrões internacionais de operacionalidade e segurança, podendo receber aviões de grande porte incluindo os Boeing-747 e os novos Airbus A-380.

O antigo aeroporto, que será a partir de hoje desactivado, estava encravado numa zona industrial próxima do centro e nem as suas pistas nem o terminal podiam ser expandidos por falta de espaço circundante.

O aeroporto King Shaka tem capacidade para 7,5 milhões de passageiros ao ano e a sua pista mais longa tem uma extensão de 3700 metros.

A capacidade do aeroporto pode ser aumentada no futuro até aos 30 milhões de passageiros/ano, ao passo que o velho aeroporto se limitava aos 4 milhões de passageiros/ano.

Construído por duas das maiores empresas sul-africanas do sector em apenas 30 meses, o novo aeroporto tem um terminal de passageiros com 103 mil metros quadrados, dotado de 60 lojas, restaurantes e dependências bancárias e 75 balcões de check-in.

Numa zona a céu aberto, ajardinada e rodeada de árvores e dominada por uma estátua do rei zulu Shaka, situam-se as esplanadas de vários restaurantes, uma solução nunca antes utilizada em aeroportos do país.

O presidente Jacob Zuma, que presidiu à inauguração oficial a semana passada do novo terminal internacional do aeroporto OR Tambo, em Joanesburgo, presidirá no próximo dia 08 à cerimónia solene de inauguração do novo aeroporto de Durban.

Com a conclusão recente das obras de renovação e modernização do aeroporto internacional da Cidade do Cabo, as 3 maiores cidades sul-africanas estão agora melhor equipadas para receber os participantes e os adeptos de futebol que começarão a chegar ao país dentro de pouco mais de cinco semanas para o Mundial de Futebol 2010.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.