Numa recente conferência de imprensa, o treinador do Benfica, Jorge Jesus, afirmou que andaria alguém "distraído" se jogadores como Rúben Amorim e Fábio Coentrão não entrassem na lista dos 23 convocados do seleccionador Carlos Queiroz para o Mundial de futebol.

Esta quinta-feira, António Simões falou sobre essa afirmação do técnico "encarnado", considerando-a "eticamente errada", à margem de uma campanha publicitária da Coca-Cola referente ao Mundial2010, que teve lugar no estádio da Luz.

Na opinião do antigo jogador do Benfica, Jorge Jesus tem toda a legitimidade de querer os seus jogadores na selecção, não pode é afirmá-lo da forma como o fez em conferência de imprensa.

"Houve algum descuido na afirmação. Nós temos a legitimidade de querer que os nossos jogadores estejam presentes na selecção, o que me parece é que o acrescento de estar distraído foi eticamente errado. Mas todos nós cometemos erros, afinal também se podia dizer que houve alguma distracção em alguns jogos que o Benfica fez".

António Simões refere ainda que quem "tem a legitimidade de escolher é o seleccionador".

Sobre as possibilidades que Portugal tem no Mundial de futebol 2010, o "magriço" afirma que "temos qualidade, estatuto e legitimidade para pensar que podemos passar à segunda fase". No entanto é preciso demonstrá-lo "dentro do campo".

António Simões esteve presente no Mundial de futebol de 1966 em Inglaterra. O antigo internacional português conhece bem o sentimento dos jogadores antes de receber a notícia se fazem parte da convocatória, nesse sentido, percebe o que muitos internacionais portugueses estão neste momento a pensar.

"Uns sabem perfeitamente que estão convocados e fazem parte dos melhores. Outros criam essa grande esperança e nessas situações o melhor é ser calmo, ser mais pragmático e por ventura se vier a boa notícia pois que seja um acrescento e não uma desilusão. Mas há sempre essa expectativa, quem é que não gosta de estar num Mundial?".

Relativamente à pré-convocatória apresentada por Carlos Queiroz na passada quarta-feira, António Simões afirma que não o surpreendeu.

"Nós temos qualidade mas não temos uma qualidade tão vasta que nos possa surpreender. Dentro dos critérios, que eu conheço perfeitamente, acho que é razoável o que foi apresentado".

Portugal faz parte do grupo G do Mundial de futebol juntamente com as selecções da Costa do Marfim, Coreia do Norte e Brasil