O Japão, que vai disputar o Grupo E com os Camarões, Dinamarca e Holanda, é uma selecção composta essencialmente por veteranos, entre os quais se destaca Shunsuke Nakamura.

A grande surpresa da lista hoje divulgada por Okada foi a inclusão de Yoshikatsu Kawaguchi (Jubilo Iwata), de 34 anos, como terceiro guarda-redes, uma vez que não joga no seu clube desde a época passada devido a uma lesão na perna direita, lesão da qual está recuperado.

Kawaguchi e Seigo Narazaki (guarda-redes do Nagoya Grampus) são os únicos jogadores da selecção japonesa que participaram em quatro Mundiais, sendo apontados como peças importantes para a motivação da selecção.

O selecionador japonês deu uma lufada de ar fresco aos "samurai blue" com a inclusão de Morimoto, avançado de 22 anos conhecido como o "Ronaldo japonês", actualmente a jogar no Catania de Itália.

Morimoto apenas envergou a camisola da selecção por duas vezes, mas Okada justificou a convocatória "pela sua força e ambição".

Outro dos jovens é Honda, de 23 anos, jogador do CSKA de Moscovo, que se tornou "um dos médios mais perigosos da equipa de frente para a baliza", de acordo com as palavras do seleccionador.

A selecção do Japão disputará um jogo de preparação com a Coreia do Sul, a 24 de Maio, preparando logo depois a viagem para a África do Sul, passando pela Suíça, onde irá jogar com a Inglaterra e a Costa do Marfim.

O Japão foi três vezes campeão da Taça da Ásia e conseguiu a sua melhor posição num mundial de futebol no Mundial da Coreia e Japão de 2002, ao chegar à segunda fase.

Lista dos 23 jogadores japoneses para o Mundial 2010:

- Guarda-redes: Seigo Narazaki (Nagoya Grampus), Eiji Kawashima (Kawasaki Frontale) e Yoshikatsu Kawaguchi (Jubilo Iwata)

- Defesas: Yuji Nakazawa (Yokohama Marinos), Marcus Tulio Tanaka (Nagoya Grampus), Yuichi Komano (Jubilo Iwata), Daiki Iwamasa, Atusuto Uchida (Kashima Antlers), Yasuyuki Konno e Yuto Nagatomo (FC Tóquio).

- Médios: Shunsuke Nakamura (Yokohama Marinos), Yasuhito Endo (Gamba Osaka), Kengo Nakamura, Junichi Inamoto (Kawasaki Frontale), Yuki Abe (Urawa Red Diamonds), Makoto Hasebe (Wolfsburgo/Ale), Keisuke Honda (CSKA Moscovo/Rus) e Daisuke Matsui (Grenoble/Fra).

- Avançados: Shinji Okazaki (Shimizu S-Pulse), Keiji Tamada (Nagoya Grampus), Yoshito Okubo (Vissel Kobe), Kisho Yano (Albirex Niigata) ey Takayuki Morimoto (Catania/Ita).