Nani, Rolando e Miguel são os três futebolistas de origem cabo-verdiana que fazem parte dos 24 convocados de Carlos Queiroz, seleccionador português, salienta a imprensa local.

Luís Carlos Almeida da Cunha "Nani", jogador do Manchester United, nasceu na Amadora (arredores de Lisboa), mas é filho de um casal cabo-verdiano, Domingos David, de São Vicente, e Maria Almeida, natural do Sal.

A imprensa realça a entrevista dada recentemente por Nani ao portal cabo-verdiano “nhaterra”, em que disse ter Cabo Verde e Portugal “no coração”, admitindo, porém, que se sente “mais cabo-verdiano do que português”.

Relativamente ao Mundial, Nani disse na entrevista estar a “trabalhar muito e com o pensamento na África do Sul”.

“Quero e desejo muito estar em grande forma para o Mundial", manifestou.

Também Rolando é alvo de destaque, com os jornais locais a lembrarem que iniciou sua formação desportiva em São Vicente (Cabo Verde), sua ilha natal.

“Na sua primeira época no FC Porto, foi um dos principais pilares do esquema defensivo do técnico Jesualdo Ferreira e contribuiu activamente para a conquista do tetracampeonato. Disputou 28 jogos completos, marcou três golos e viu dois cartões amarelos”, sintetiza-se.

Sobre Miguel, outro português de origem cabo-verdiana, actualmente no Valência (Espanha), a imprensa local destaca a manutenção do jogador nas opções de Carlos Queiroz para representar Portugal no Mundial de África de Sul.