"Estou com grande ilusão a pensar no regresso e tenho um mês para pôr-me em forma para poder disputar o mundial. Entrei na lista de convocados de Portugal e isso é uma grande alegria depois de passar meses de trabalho de recuperação árduo", disse, à EFE.

A grave lesão sofrida a 12 de Dezembro (rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito) colocou em risco a ida à África do Sul, mas o central do Real Madrid acredita que vai estar apto para ajudar a selecção.

O jogador de origem brasileira garante que "nunca" sentiu algum tipo de incómodo ou instabilidade na zona lesionada e que, diariamente, está a dar sólidos passos rumo à recuperação plena.

Kleper Laverán Lima, Pepe no futebol, revelou que o mais duro neste longo período foi não ter podido ajudar os seus companheiros de equipa nos momentos chave da época.

"Ainda assim, senti-me mais um, pois estive perto deles no dia-a-dia", concluiu.

O futebolista do Real Madrid cumpriu 11 dos 12 jogos de qualificação e com grande versatilidade, pois fez cinco desafios a defesa central (incluindo os quatro primeiros) e seis a trinco, para onde derivou a partir do desafio com a Suécia, no Porto.

Para prevenir um eventual fracasso na recuperação plena de Pepe, o seleccionador Carlos Queiroz chamou mais dois defesas centrais, no caso Ricardo Costa e José Castro, num grupo de 24 atletas que tem de ser reduzido a 23.