Miguel Veloso pode ocupar várias posições do meio campo, mas também espreita um lugar na lateral esquerda, posição muitas vezes desempenhada no Sporting.

Aliás, foi aí que fez o único desafio a titular, no triunfo 4-0 sobre Malta, em Guimarães, no encontro em que se estreou a marcar na equipa nacional "AA".

Esta foi mesmo a única verdadeira oportunidade de que dispôs, uma vez que, de resto, apenas jogou 10 minutos na recepção à Hungria (3-0) e entrou nos descontos do segundo jogo com a Bósnia-herzegovina, para substituir o colega Liedson.

A confiança de Carlos Queiroz é a melhor prenda na véspera de completar 24 anos, numa carreira que anualmente ameaça continuar no estrangeiro, mas que, para já, se resume a Portugal: a presença no Mundial2010 pode mudar o seu futuro.

As relações complicadas, durante muito tempo, com Paulo Bento e o Sporting, agravadas com passagens esporádicas pelo mundo da moda, não foram fáceis de gerir, mas a partir do momento em que se concentrou apenas em jogar futebol e na sua missão em campo, Miguel Veloso revela todo o seu grande potencial.

Técnica, remate forte e visão de jogo são alguns dos atributos de um especialista em livres que pode ter um papel mais importante na selecção após o mundial, já que há abandonos anunciados e alguns outros atletas dificilmente chegarão em pleno ao Euro2012.

Miguel Veloso começou a carreira como defesa central e quando foi às captações do Benfica, clube em que jogava o seu pai, foi recusado por excesso de peso: acabou por vingar no outro grande da segunda circular e, depois de uma época a rodar no Olivais e Moscavide, estreou-se na Liga em 2006/2007 sendo considerado a revelação do campeonato.

Nome: MIGUEL Luís Pinto VELOSO.

Data de Nascimento: 11 Maio de 1986 (23 anos).

Naturalidade: Coimbra.

Clube: Sporting.

Posição: Médio/lateral esquerdo.

Percurso: Olivais e Moscavide (empréstimo 2005-2006) e Sporting (desde 2006).

Internacionalizações/golos: 10/1

Passado no mundial (jogos): Nenhum.

Títulos mais importantes: Campeão Europa sub-17 (2003), Taça de Portugal (2007 e 2008) e Supertaça (2008 e 2009).