Nascido em Cabo Verde há 24 anos, o central do FC Porto, naturalizado em 2006, já tem sete internacionalizações “AA”, mas participou, fugazmente, em apenas dois desafios no apuramento, somando um total de 46 minutos em campo.

Com a dupla Ricardo Carvalho/Bruno Alves a fazer a maior parte do percurso rumo ao Mundial2010, Rolando sabe que só numa emergência será chamado ao "onze", para o qual conta ainda Pepe: o luso-brasileiro do Real Madrid tem sido utilizado a trinco na selecção, mas com a "descoberta" de Pedro Mendes é natural que possa voltar ao eixo da defesa.

Rolando, que se afigura mais como solução de futuro, tem a favor o entendimento com Bruno Alves, com quem joga no FC Porto há duas épocas: quando chegou à Invicta, bateu a concorrência do experiente Pedro Emanuel e do internacional sérvio Stepanov.

Em campo, Rolando é discreto e eficaz, assumindo-se como um bom complemento ao "patrão" da defesa.

O jovem cabo-verdiano chegou a Portugal aos 14 anos para jogar nas camadas jovens do Campomaiorense, em 1999, no qual permaneceu por quatro épocas até fazer a última de júnior no Belenenses.

Em Belém, teve tempo para crescer (ajudado por Jorge Jesus, "principalmente em termos tácticos") e dar nas vistas durante quatro épocas até ser contratado pelo FC Porto, que se tem especializado em formar e vender a bom preço defesas centrais.

Mal foi naturalizado, um processo em que a federação foi parte activa e interessada, Rolando foi chamado para os sub-21 e integrou a selecção que na Holanda, no Euro2007, falhou a qualificação para os Jogos Olímpicos.

Rolando seguiu os passos de outros cabo-verdianos que acabaram na selecção “AA” de Portugal, casos de Nani, Oceano ou Neno.

Nome: ROLANDO Jorge Pires da Fonseca.

Data de Nascimento: 31 Agosto de 1985 (24 anos).

Naturalidade: São Vicente (Cabo Verde).

Clube: FC Porto.

Posição: Defesa central.

Percurso: Belenenses (2004-2008) e FC Porto (desde 2008).

Internacionalizações/golos: 7/0.

Passado no mundial (jogos): Nenhum.

Títulos mais importantes: Campeão de Portugal (2009) e Taça de Portugal (2009).