O futebolista do Real Madrid cumpriu 11 dos 12 jogos de qualificação e com grande versatilidade, pois fez cinco desafios a defesa central (incluindo os quatro primeiros) e seis a trinco, para onde derivou a partir do desafio com a Suécia, no Porto.

A grave lesão sofrida a 12 de Dezembro (ligamento cruzado anterior do joelho direito) colocou em risco a ida à África do Sul, mas a sua determinação e espírito de sacrifício permitiram-lhe recuperar em tempo quase recorde e com isso está apto a representar Portugal, no que é o seu primeiro mundial.

A grande questão é saber até que ponto é que está em condições para competir ao elevado nível a que sempre habituou os adeptos de futebol.

Kléper Laveran Lima Ferreira, vulgo Pepe, começou na selecção a central, mas acabou no meio campo, permitindo a Raul Meireles deixar o lugar de trinco para se situar entre este e o construtor de jogo, Deco - a "redescoberta" do trinco Pedro Mendes poderá devolver o luso-brasileiro ao eixo da defesa, onde confessa sentir-se mais à vontade.

Pepe chegou a Portugal com 17 anos para jogar no Marítimo e uma questão burocrática impediu-o de representar a selecção olímpica brasileira em 2003 em jogos particulares com México e Haiti, pois não tinha visto para entrar nos Estados Unidos.

O seleccionador Ricardo Rocha (antigo central do Benfica) acabou por não o chamar novamente e três anos depois, já com a cidadania portuguesa, manifestou o desejo de alinhar pela equipa das “quinas”, onde já jogava o também luso-brasileiro Deco.

Forte tanto no jogo rasteiro como no aéreo, rápido no desarme e com poder de antecipação, Pepe é um central moderno, muito dinâmico e com boa qualidade técnica, o que lhe permite jogar também a trinco.

Descoberto pelo Marítimo, foi no FC Porto que ganhou qualidade de classe mundial e levou o Real Madrid a pagar em 2007 30 milhões de euros pelo seu passe.

Nome: Képler Laveran Lima Ferreira "Pepe".

Data de Nascimento: 26 Fevereiro de 1983 (27 anos).

Naturalidade: Maceió (Brasil).

Clube: Real Madrid.

Posição: Defesa central.

Percurso: Marítimo (2001-2004), FC Porto (2004-2007) e Real Madrid, Esp (desde 2007).

Internacionalizações/golos: 25/2.

Passado no mundial (jogos): Nenhum.

Títulos mais importantes: Taça Intercontinental (2004), Campeão de Portugal (2006 e 2007), Taça de Portugal (2006), Supertaça (2006), campeão de Espanha (2008) e Supertaça de Espanha (2008).