Quem passa na rua, aproxima-se para ver. Constantemente sai gente do café em frente que quer observar mais de perto a inesperada montra.

Comentam, sorriem, discutem quem devia, ou não, estar nas imagens de futebolistas que os proprietários entendem que poderiam ter lugar na equipa que vai representar Portugal no Mundial de futebol da África do Sul.

Em lugar de destaque, na zona central da vitrina, estão as fotografias em tamanho generoso do guarda-redes Quim e do médio João Moutinho, ao lado de Carlos Martins, os três que, no entender dos responsáveis da loja, teriam de ter sido convocados pelo seleccionador, pela época que fizeram.

“Estamos a ser simpáticos para os que não foram e deviam ir, mas o treinador é que sabe”, diz Francisca Alves, que aproveitou a ideia do marido para fazer uma montra menos ortodoxa.

Porque considera importante o comércio associar-se à presença da selecção, Francisca Alves já tinha decidido dar vida à loja com as cores nacionais.

A ideia inicial era colocar tecidos e umas bolas, até que o marido se lembrou desta alternativa, que nas primeiras horas provocou impacto.

“As pessoas aproximam-se e comentam que estes jogadores não estão na convocatória. Uns percebem logo a ideia, a outros explicamos que é a montra dos não convocados e deixam-se rir”, conta a proprietária.

Para além de Quim, João Moutinho e Carlos Martins, o “onze” da vitrina completa-se com Nuno Assis, Hugo Viana, Yannick Djaló, jogador formado na Covilhã, Fernando Meira, Manuel Fernandes, Maniche, Makukula e Quaresma.

Luís Santos estava no café em frente quando reparou na loja e quis ver mais de perto.

“Não tenho visto muitas montras, mas esta é das que vi a mais original”, considera. “De certa forma é uma provocação, porque alguns destes jogadores não vão ao Mundial e poderiam ir”, acrescenta.

Marli Malhadas foi outra das curiosas. “Eu não vou em futebóis. É-me indiferente quem vai ou não”, acentua.

Apesar do distanciamento, diz ter achado piada à ideia da montra da PH Digital, localizada no Centro Histórico da Covilhã, cidade que a partir de sexta-feira recebe o estágio de preparação da equipa das quinas para o Mundial.

O Campeonato do Mundo de futebol realiza-se entre 11 de Junho e 11 de Julho na África do Sul e Portugal vai disputar o Grupo G da fase de grupos, com as selecções da Costa do Marfim, Coreia do Norte e Brasil.