"Dou um exemplo: imagine um grupo de seis amigos, em que você é a figura pública, acontece um bate-boca ou uma confusão, a quem acha que vão apontar o dedo?", interroga Miguel, numa alusão ao recente incidente numa discoteca na Cruz de Pau, que culminou com a sua deslocação a uma esquadra para prestar declarações.

Tenta justificar a razão de o seu nome estar tantas vezes na berlinda pelos piores motivos: "Eu até evito dar entrevistas e aparecer, não gosto de dar nas vistas, mas fui criado num certo ambiente e o meu pai sempre me disse: desaforos não trazes para casa. E eu, por vezes, não consigo calar-me, e quando isso acontece as coisas tendem a agravar-se".

No entanto, acha que exageram sobre o que dizem dele e que as situações em que se vê envolvido "podem acontecer com qualquer um", mas, tratando-se do Miguel, dizem logo: "Olha, lá está ele metido em sarilhos".

Miguel admite que há coisas que fez que "não foram correctas e que não passam dele uma boa imagem", tanto mais que tem "duas filhas", mas considera que "distorcem essa imagem" e que não o conhecem pessoalmente para falar dele como falam.

De uma coisa não tem dúvidas: as circunstâncias em que saiu do Benfica contribuíram para a sua imagem negativa: "Sim, pago essa factura, pois passei a ser perseguido".

"Depois de sair do Benfica fui alvo de uma campanha, com comentários pouco apropriados, até de jornalistas com quem tinha uma boa relação, e sinto que à mínima coisa procuram deitar-me abaixo", disse.

Garante, todavia, estar mudado como pessoa, depois do acidente da sua filha mais velha, que caiu de um nono andar de um apartamento no Parque das Nações e sobreviveu: "Foi um momento dramático, que me afectou bastante e que me fez dar mais valor à vida. Agora, procuro sempre estar perto das minhas filhas, acompanhá-las, porque nunca sabemos o que vai na cabeça de uma criança".

Quanto à sua filha mais velha, Miguel revelou que está a recuperar bem, a fazer fisioterapia e a ter acompanhamento psicológico: "O único problema é o braço, que não está a cem por cento, mas como ela é muito jovem, acredito que vai recuperar".

Em relação ao recente atropelamento de duas idosas quando se dirigia para o treino do Valência, diz que se tratou de um acidente que podia acontecer a qualquer um e que ambas estão a recuperar bem.

"Espero que se recomponham o mais rapidamente possível. Uma delas foi logo para casa, a outra tinha uma prótese na anca que se deslocou um pouco, o que obrigou a uma pequena intervenção, mas também já está em casa, em repouso, a recuperar", relata Miguel, que diz ter apanhado, à semelhança das duas idosas, um "grande susto".