Tal como em 1966, a Coreia do Norte terá pela frente a turma das “quinas”, desta feita logo na fase preliminar, uma vez que calhou em sorteio no Grupo G do Mundial2010, com Portugal, Costa do Marfim e Brasil.

Kim Jong-Hun apresentou quinta-feira à FIFA a lista dos 23 jogadores que viajarão para a África do Sul, entre os quais se destaca a presença de dois jogadores que alinham na Liga japonesa e a figura do capitão Hong Yong-jo, que joga no clube russo FC Rostov.

Os trunfos da equipa norte-coreana, que aposta em esquemas tácticos com uma forte componente defensiva, serão o dianteiro Chong Tese, que milita na equipa japonesa do Kawasaki Frontale, conhecido pela sua ambição pela baliza, e An Yong-hak, um médio que também joga no Japão, nas fileiras do Omiya Ardija.

Apesar da fraca capacidade para marcar golos - a Coreia do Norte chega ao mundial com vários empates a zero na fase de qualificação -, a selecção confia na experiência dos "zainichi", designação dada aos coreanos nascidos no Japão, para uma presença condigna no Mundial.

A Coreia do Norte vai disputar pela segunda vez uma fase final de um Campeonato do Mundo de futebol, após a presença no Inglaterra’66, onde chegou aos quartos de final, perdendo então com Portugal, por 5-3, com um “póquer” de Eusébio e um golo de Augusto.

Para a Coreia do Norte, chegar ao Mundial da África do Sul é já um feito histórico, mas os jogadores querem voltar a “brilhar”, sobretudo nos jogos frente ao Brasil (15 de Junho) e Portugal (21 de Junho).

O último jogo dos norte-coreanos na fase de grupos será com a Costa do Marfim (25 de Junho).

Mau grado o abismo que separa o Brasil ou Portugal da Coreia do Norte em termos de futebol, os norte-coreanos costumam agigantar-se nos jogos importantes e contam com a experiência do avançado Hong Yong-jo (Rostov).

Entre os 23 convocados, nota ainda para o médio Choe Kum-chol da equipa 25 de Abril, formação que fornece sete jogadores à selecção.

A equipa da Coreia do Norte está em preparação na Suíça, onde sábado disputa um particular com o Paraguai, devendo depois defrontar as selecções da Nigéria e da Grécia.

Lista de 23 convocados:

- Guarda-redes: Kim Myong Won (Amrokgang), Myong-Guk Ri (Pyongyang) e Kim Myong Gil (Amrokgang).

- Defesas: Cha Jong Hyok (Amrokgang), Ji Yun Nam (April 25), Kim Yong Jun (Pyongyang City), Nam Song Chol (April 25), Pak Chol Jin (Amrokgang), Pak Nam Chol (Amrokgang), Ri Jun Il (Sobaeksu), Ri Kwang Chon (April 25), Ri Kwang Hyok (Kyonggongop).

- Médios: An Yong Hak (Omiya Ardija/Jap), Choe Kum Chol (April 25), Kim Kyong Il (Rimyongsu), Mun In Guk (April 25), Pak Nam Chol (April 25), Pak Sung Hyok (Sobaeksu).

- Avançados: An Chol Hyok (Rimyongsu), Hong Yong Jo (FK Rostov, Rus), Jong Tae Se (Kawasaki Frontale/Jap), Kim Kum Il (April 25), Ri Chol Myong (Pyongyang City).