"Está a fazer uma época fantástica, a jogar com uma alegria contagiante e tem uma característica especial: não gosta de perder nem a brincar e esse espírito competitivo, aliado à sua qualidade, faz a diferença", refere Miguel, que invoca, ainda, a personalidade e o carácter fortes de Ronaldo.

Para Miguel, o que ele tem feito no futebol espanhol "não é normal", até levando em conta "as críticas" que lhe fazem: "Embirram com ele pelos seus gestos, dizem que tem manias, mas não têm como negar a evidência de que é o melhor jogador do mundo, a par do Messi".

O lateral do Valência espera, agora, que Cristiano Ronaldo "consiga fazer por Portugal na África do Sul o que tem feito no Real Madrid".

Outro jogador de quem espera um importante contributo para a selecção nacional é o naturalizado Liedson: "Apesar da época não lhe ter corrido como noutros anos, fruto da carreira atribulada do Sporting, é um excelente companheiro e um grande jogador, que nos vai ajudar muito com a sua experiência".

Sobre o contributo de Pepe coloca algumas reservas: "Uma coisa é estar apto, outra é ter ritmo de jogo. Vai haver duas semanas de treinos e jogos pelo meio. Não vai ser fácil ao Pepe apanhar o ritmo, mas acredito que consiga, porque é um grande trabalhador e um grande profissional".

Quanto à luta pela titularidade com Paulo Ferreira, desfaz-se em elogios ao seu concorrente: "É um grande profissional e um amigo, uma amizade que vem desde os tempos em que eu jogava no Estrela da Amadora e ele no Estoril. Vai ser uma disputa saudável e a decisão do seleccionador será respeitada".

Já em relação à ausência de Bosingwa, por lesão, ele que seria, à partida, o titular, confessa "ter pena que não esteja presente", visto que é "um dos melhores do mundo na sua posição", mas agora prefere "olhar em frente" e esperar que a selecção "saia a ganhar" com a competição entre ele e Paulo Ferreira pela titularidade.

Triste por Manuel Fernandes, seu colega no Benfica e agora no Valência, não estar entre os "24", "respeita a decisão" de Carlos Queiroz, até porque "é um jogador com grande potencial, em parte ainda por 'explodir', que jogou esta época muitas vezes fora da sua posição, até a central".

Defende a opção de Carlos Queiroz por Ricardo Costa, entre os "24", que tantas críticas suscitou em Portugal: "Conheço bem o Ricardo, é um grande profissional, um trabalhador e um verdadeiro jogador de equipa".

Já sobre José Castro, reconhece que as coisas "não lhe correram tão bem este ano no Deportivo", mas tem a certeza de que Carlos Queiroz "sabe o que está a fazer" e que tomou as suas decisões depois de "analisar a forma física dos jogadores e em função das necessidades da selecção, neste momento".