Utilizando critérios econométricos sobre o desempenho dos países nos campeonatos do mundo de futebol, a PwC destaca que, seguindo as estatísticas, "o favorito tem de ser o Brasil, que é a única equipa que já ganhou fora da sua região e que lidera os 'rankings' quer do desempenho histórico nestes torneios, quer da tabela da FIFA".

A Alemanha, a Itália e a Argentina "também são fortes candidatos, com base nos seus desempenhos históricos nos campeonatos do mundo de futebol", ao passo que "Portugal e a Grécia podem também ser fortes candidatos desta vez, devido aos seus desempenhos nos anos recentes".

O estudo da PwC destacou que "a riqueza vem depois da localização e da tradição quando se projectam os potenciais vencedores do campeonato do mundo", que se realizará na África do Sul a partir de Junho.

"As equipas africanas deverão beneficiar da vantagem de jogarem na sua região natal", realçam os especialistas da consultora, que sublinham também que "os países mais ricos não conseguem, geralmente, melhores desempenhos do que os seus opositores mais pobres no futebol".

Portugal faz parte do lote dos 20 países com melhor desempenho nas fases finais do campeonato do mundo de futebol, ocupando o 19.º posto, estando, nesta altura, posicionado no terceiro lugar do 'ranking' da FIFA, atrás do Brasil e da Espanha.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.