O treinador de futebol Manuel José considerou hoje que “tudo pode acontecer” com Portugal no Mundial2010 da África do Sul, enquanto para o colega Augusto Inácio a presença nos quartos de final já seria um “grande feito”.

“Com uma selecção que é a terceira do ranking da FIFA, tudo pode acontecer. É de esperar tudo de bom. É fundamental qualificar-se na fase de grupos. Depois, tudo pode acontecer, não há favoritos. Tudo depende de se conseguir funcionar como equipa e de muitos pormenores e da sorte”, disse Manuel José, numa cerimónia em que foi homenageado pela sua carreira.

Já Inácio, “ainda a conversar com a Naval 1.º de Maio para ver se há continuidade do projecto”, depois de uma "época fantástica e do oitavo lugar na Liga”, mostrou-se mais cauteloso, devido ao grande nível das outras equipas que vão estar presentes no torneio.

“As expectativas são altas. Portugal habituou-nos a grandes feitos nestas competições. As pessoas querem tudo - ir à final e ganhá-la -, mas acho que se a selecção passar a primeira fase e chegar aos quartos de final, já será um grande feito, porque temos de ser realistas”, afirmou o técnico.

Inácio classificou a convocatória do seleccionador Carlos Queiroz como algo de “muito subjectivo, como sempre”.“Se este lote dá mais confiança ao seleccionador, temos que confiar. Depois os treinadores respondem pelos resultados”, disse. Manuel José também rejeitou comentar as escolhas de Queiroz: “tenho a minha ideia, mas é minha”.

O treinador quatro vezes campeão africano pelos egípcios do Al-Ahly, depois de ter orientado Sporting, Benfica e Boavista, espera agora por um convite de uma “selecção que possa ganhar um troféu continental” ou de um “clube grande”, mas sempre “do estrangeiro”.

“O futuro deverá passar pelo estrangeiro. Penso que posso treinar mais três anos, portanto...”, continuou o técnico, com 64 anos de idade, considerando Jesus e Domingos, respectivamente treinadores do Benfica e do Sporting de Braga, como os “grandes vencedores do campeonato português”.

“O Jesus ganhou justamente. Pôs as grandes individualidades a jogar colectivamente e a equipa fez grandes exibições e excitou as pessoas. O Domingos, com menos meios, também fez um grande trabalho. São os grandes vencedores do campeonato português”, afirmou.