A ideia de transmitir um programa sobre o Mundial de futebol sem quaisquer custos começou quando a jornalista da Rádio Jornal do Fundão (RJF) teve conhecimento do programa via Internet.

“Encontrei o jornalista Rui Almeida no Facebook e vi que apresentava um programa na Internet (podcast) sobre o Mundial”, contou Dulce Gabriel à agência Lusa.

“Lancei-lhe a ideia de disponibilizar o programa para a rádio, sem custos, e ele aceitou”, permitindo à RJF transmitir três vezes por dia (08:00, 12:00, 18:00) um espaço sobre o Mundial feito por um jornalista português na África do Sul.

São cinco a sete minutos por dia num ficheiro MP3 que Rui Almeida envia por correio electrónico no dia anterior a publicá-lo na Internet. “É a primeira vez que recebemos um programa regular vindo de outro país, através da Internet, tanto mais um programa tão especial”.

Dulce Gabriel não tem dúvidas sobre a importância do tema. “Somos uma rádio generalista, mas o Mundial de Futebol atrai muitos ouvintes”.

A RJF é uma das sete rádios locais do país (incluindo ilhas) que actualmente transmitem diariamente o podcast “Futebol Global”, referiu Rui Almeida à agência Lusa.

Ao longo de 24 anos de carreira (por exemplo, na Antena 1) acompanhou várias edições do campeonato do mundo de futebol, o que volta a acontecer este ano ao serviço da Super Sport - canal de televisão desportivo da África do Sul, com oito canais em inglês e dois em português.

“Arranquei com o podcast a 50 dias do Mundial (22 de Abril) por uma questão de prazer pessoal e para tentar sistematizar informações privilegiadas que me vão chegando por estar no terreno ou através da FIFA”, referiu.

Vender o programa às rádios está fora de questão. “O podcast existiria de qualquer maneira e a emissão nas rádios acaba por nascer com amigos nas estações de vários pontos do país”, explicou.

“Sei que para muitos seria complexo ter conteúdos atractivos, que assim podem usar este sem custos”, destacou.

No período do Mundial, o trabalho vai apertar, pelo que o ritmo do podcast deverá abrandar. Mas com mais projectos em África nos próximos dois anos, Rui Almeida promete continuar presente na Internet.