Satisfeito com o balanço do estágio até ao momento, o seleccionador nacional disse na flash interview que antecedeu o treino da equipa nacional que “as expectativas estão a ser correspondidas”, sublinhando que todos os jogadores, à excepção de Pepe, “vão iniciar os treinos sem qualquer tipo de limitação”.

“O Pepe vai fazer um trabalho individual e é a excepção do grupo, mas a nota principal é que temos agora um grupo de trabalho mais alargado e isso é o mais desejável.”

Relativamente às declarações de José Mourinho, que em entrevista ao jornal espanhol “Marca” disse que Portugal não podia chegar ao título de campeão do Mundo nem com Ronaldo a mil à hora, Carlos Queiroz procurou fugir à polémica e centrar-se na missão que diz ter pela frente.

“O José foi meu aluno e não tem sentido estar a alimentar polémicas. Não sei o contexto das suas declarações mas é uma opinião sobre o futebol português e que merece reflexão. Temos que nos preparar bem e colocar à disposição dos jogadores todas as condições. Depois dessa preparação temos de ter uma equipa a mil à hora, com todos em velocidade de cruzeiro.”

Determinado em cumprir um Mundial ao nível do que Portugal tem vindo a fazer nas últimas edições de grandes provas, o seleccionador nacional evocou a geração de ouro como um exemplo a seguir.

“Teremos uma hipótese em dez, mas essa é a postura que tenho hoje e que tive há 25 anos. Com isso criámos campeões do Mundo e fizemos todos acreditar que é possível. Temos de ter a mesma vontade e determinação que deu origem à geração de ouro”, terminou Carlos Queiroz.