Portugal irá jogar esta segunda-feira contra Cabo Verde o seu primeiro jogo de particular durante o estágio de preparação para o Mundial de futebol.

A selecção africana está neste momento a estagiar na Guarda para preparar essa partida e o SAPO Desporto foi ao encontro do homem que orienta Cabo Verde, o treinador português, João de Deus.

O seleccionador cabo-verdiano vê neste jogo uma oportunidade do seu grupo de trabalho poder defrontar dos melhores jogadores do mundo, o que na sua opinião contribuirá para a sua evolução: “É muito importante como vocês devem calcular, não só para nós mas para qualquer selecção poder jogar contra a terceira melhor selecção do mundo do ranking da FIFA. É muito importante principalmente pelas novas experiências com as quais os nossos jogadores vão ser confrontados”.

Em encontros anteriores entre as duas formações, Portugal venceu Cabo Verde, em 2006 por 4-1, mas no ano passado, nos Jogos da Lusofonia, foi a selecção africana quem levou a melhor.

Apesar do historial de resultados, João de Deus deixa uma possível vitória de lado, privilegiando a aplicação do seu modelo de jogo e a evolução dos seus jogadores: “O fundamental é podermos continuar a evoluir, podermos pôr em prática a estratégia que trabalharmos para este jogo e aqueles que são os nossos princípios de jogo. Não estamos a falar de um jogo que dê pontos portanto a performance é muito mais importante do que o resultado final”.

Portugal prepara o Mundial e é importante que todos os jogadores cheguem em boas condições físicas à África do Sul. Apesar desse facto, o técnico cabo-verdiano recusa a ideia de que o encontro será disputado com “mais cuidado” e revela que não recebeu qualquer pedido de Carlos Queiroz para que isso aconteça: “Falamos de um jogo que tem regras de validade universal, portanto não há que fazer pedidos especiais. De parte a parte, os jogadores sabem as regras e não há questões em torno dessa situação”.

Sobre as possibilidades que a selecção portuguesa neste Mundial de futebol, o técnico luso mostra-se confiante numa boa prestação e explica porquê: “Não tenho dúvidas que Portugal irá fazer um grande Mundial. Tem o melhor do mundo, tem dos melhores do mundo, tem um staff técnico de altíssima qualidade com um treinador com provas dadas no futebol Mundial. Portanto irá fazer um bom Mundial com toda a certeza”.

O jogo Portugal – Cabo Verde joga-se esta segunda-feira a partir das 19h30.