A Coreia do Norte fez hoje um sério aviso aos seus adversários no Mundial2010 de futebol, Portugal incluído, ao empatar 2-2 com a Grécia, em jogo particular de preparação disputado em Altach, na Áustria.

Segundo adversário da selecção portuguesa no Grupo G do Campeonato do Mundo da África do Sul, a 21 de Junho, a Coreia do Norte começou o jogo praticamente a perder, já que, aos dois minutos, o médio ex-Benfica Katsouranis empurrou para a baliza um passe de cabeça de Kyrgiakos.

A velocíssima selecção norte-coreana, dominadora em quase todo o encontro, igualou aos 23 minutos, por Jong Tae-se, que passou por dois adversários e bateu Sifakis, fazendo o primeiro do seu par de golos da noite.

Na segunda parte, o suplente Charisteas, autor do golo que bateu Portugal na final do Euro2004, colocou a Grécia novamente na frente, aos 49 minutos, com uma emenda simples, na sequência de um livre da direita.

Mas Jon Tae-se respondeu passados apenas três minutos. Em velocidade, recebeu a bola sobre a direita, passou o defesa Spiropoulos e, de ângulo reduzido, rematou com força e sem hipóteses de reacção para Tzorvas, que substituiu Sifakis.

O mesmo Tzorvas, aos 72 minutos, ainda desviou um tiro de Cha Jong-hyok, num encontro em que a Coreia do Norte mostrou ser muito perigosa em contra-ataque e ter apetência para rematar de longe.

Na primeira fase do Mundial, a Coreia do Norte partilha o Grupo G com Portugal, Brasil e Costa do Marfim, enquanto a Grécia joga no Grupo B, com Argentina, Coreia do Sul e Nigéria.

Jogo disputado na Arena Cashpoint, em Altach, Áustria.

Grécia - Coreia do Norte, 2-2.

Ao intervalo 1-1.

Marcadores:
1-0, Katsouranis, 02 minutos.
1-1, Jong Tae-se, 23.
2-1, Charisteas, 49.
2-2, Jong Tae-se, 52.

Equipas:

- Grécia: Michalis Sifakis (Alexandros Tzorvas, 46), Sotiris Kyrgiakos (Avraam Papadopoulos, 46), Loukas Vyntra (Giourkas Seitaridis, 46), Vangelis Moras, Nikos Spiropoulos, Giorgos Karagounis (Christos Patsatzoglou, 62), Alexandros Tziolis, Costas Katsouranis, Fanis Gekas (Pantelis Kapetanos, 46), Dimitris Salpigidis, Georgios Samaras (Angelos Charisteas, 46).

- Coreia do Norte: Ri Myong-guk (Kim Kyong-il, 46), Cha Jong-hyok, Pak Nam-chol, Ri Kwang-chon, Ji Yun-nam, Hong Yong-jo, Mun In-guk (Kim Kum-il, 83), Pak Chol-jin, Nam Song-chol (Ri Jun-il, 46), An Yong-hak, Jong Tae-se.