O director desportivo da selecção portuguesa de futebol, Carlos Godinho, garantiu à Agência Lusa que os elementos da equipa das “quinas” estão unidos e confiantes numa participação “bastante positiva” no Mundial2010, na África do Sul.

“O grupo está bastante unido, as pessoas estão confiantes. Sabem que é um estágio difícil, que exige um esforço um pouco maior do que é habitual, dadas as deslocações entre os dois hotéis e os dois campos. Mas os jogadores estão confiantes e estamos convencidos de que a nossa participação no Mundial vai ser bastante positiva”, referiu.

“Tem sido muito positivo em todos os aspectos, do ponto de vista técnico, como o seleccionador já referiu, quer do ponto de vista organizativo”, adiantou.

O trabalho da última semana ficou marcado pelo intenso calor, algo com que, de acordo com o dirigente, o “staff” da selecção lusa não contava, assim como a descida de temperatura registada segunda-feira, dia do embate com Cabo Verde (0-0).

“Não estávamos à espera de tanto calor durante estes últimos dias, daquele nevão quando chegámos e que mudasse tão depressa. Não conseguimos prever estas situações, mas temos de nos adaptar. Este tempo é muito mais agradável para jogar e para treinar”, afirmou.

Uma das grandes dúvidas na selecção lusa é o defesa Pepe, que continua a recuperar de uma grave lesão no joelho direito.

“Quem pode responder a isso (recuperação a tempo do Mundial) são os médicos. O que eu vejo é uma grande determinação do jogador. Pelo que tenho visto, ele acredita e está a fazer todos os esforços possíveis para estar presente. Agora, a decisão não passa por mim e não sei quais são as condições técnicas desse processo”, afirmou.

Em relação aos preparativos em Magaliesburgo, “quartel-general” na África do Sul, Carlos Godinho revelou que “todos os pormenores do campo de treinos estão finalizados, a nova bancada, os dois campos estão preparados e já foi instalada a iluminação e a rede de privacidade no campo”.

“Estamos confiantes de que aí também nada faltará”, afiançou o director desportivo, acrescentando que “as questões de segurança também estão preparadas” e que “toda a gente está informada do que se está a passar”, pelo que “não haverá problemas”.