Jason Tshabalala, responsável pela segurança no aeroporto OR Tambo, de Joanesburgo, disse hoje à comunicação social que os serviços que dirige, em estreita colaboração com a polícia sul-africana, estão preparados para enfrentar qualquer ameaça, incluindo terrorista, mas avisou os adeptos que “será mais aconselhável assistirem à chegada dos jogadores pela televisão do que no aeroporto”.

O aeroporto OR Tambo, que acaba de inaugurar o seu novo terminal internacional, e que está ao nível dos melhores do mundo em termos de imagem, funcionalidade e serviços prestados, criou uma área especial para a chegada das selecções, mas o acesso do público foi seriamente restringido.

Até mesmo no exterior, as viaturas privadas são a partir de hoje, dia em que chegou a primeira selecção participante - a Austrália -, proibidos de circular na área designada para largar e recolher passageiros, sendo os seus proprietários forçados a estacionar nos parques disponíveis em redor do enorme recinto.

Tshabalala, que permitiu uma visita guiada de um grupo de jornalistas a várias áreas do aeroporto de Joanesburgo, incluindo a de manuseamento de bagagens, admitiu que uma das principais preocupações dos serviços de segurança é o furto de bagagens, mas revelou que a situação tem melhorado em tempos recentes.

“A empresa dos aeroportos sul-africanos (ACSA) recebia em média 40 queixas diárias relativas a furtos de bagagens há três anos, mas esse número é hoje de cerca de 12”, disse aquele responsável, admitindo que os aeroportos sul-africanos lutam “contra essa má imagem”.

Pelo centro de manuseamento de bagagens do aeroporto OR Tambo passam todos os dias entre 25 a 28 mil malas e sacos, enquanto o aeroporto tem um movimento médio de dois mil passageiros por hora, que deverá aumentar para os quatro mil entre 1 de Junho e o final do Mundial, a 11 de Julho.

Esta semana, o aeroporto internacional OR Tambo receberá quatro das 31 selecções nacionais que virão disputar o Mundial2010 com a África do Sul.

A Austrália é esperada hoje, enquanto a Espanha será a última a chegar, a 11 de Junho, dia do jogo de abertura, entre África do Sul e México.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.