O golo do estreante Mathieu Valbuena, a sete minutos do fim, valeu hoje a vitória da França sobre a Costa Rica por 2-1, em jogo de preparação dos gauleses para o Mundial da África do Sul, disputado em Lens.

A equipa de Raymond Domenech, que será substituído por Laurent Blanc deposi do Mundial, apresentou um novo sistema de jogo, mais ofensivo, apesar das dificuldades que deparou perante um adversário que vendeu cara a derrota.

Domenech, que só levou a França à África do Sul graças à mão de Henry no “play-off” com a Irlanda, trocou o habitual 4x2x3x1 por um mais ofensivo 4x3x3, com Toulalan a ser o único médio defensivo, ladeado pelos talentosos Gourcuff e Malouda.

Além de Valbuena ter sido decisivo na sua estreia, a principal surpresa residiu na titularidade do guarda-redes Steve Mandanda, do Marselha, em detrimento de Hugo Lloris, guarda-redes do Lyon, além de que o avançado Anelka, do Chelsea, entrou no "onze", deixando Tierry Henry, do Barcelona, no "banco".

Este tridente transmitiu maior mobilidade e amplitude ao jogo francês, sobretudo pelo flanco esquerdo, onde Ribéry penetrava com facilidade pela defesa da Costa Rica.

Não obstante, foi a equipa centro-americana a primeira a marcar, através de Hernandez, jogador da equipa australiana do Melbourne, com grandes responsabilidades para o guarda-redes francês Mandanda.

A França reagiu, aos 15 minutos viu o árbitro não sancionar o golo do empate por Gourcuff, por fora de jogo deste, após jogada de Ribéry, mas este, aos 22 minutos, teve participação activa no golo que valeu, visto que o seu cruzamento foi desviado por Sequeira, que fez um auto golo.

A França desfrutou de várias ocasiões de golo antes de Domenech proceder a uma série de substituições que retiraram fluidez ao jogo colectivo, perante uma Costa Rica que procurava segurar o 1-1 a todo o custo.

Quando tal parecia inevitável, Valbuena, que entrou aos 64 minutos a substituir Govou, deu o triunfo à selecção gaulesa, evitando um empate que seria decepcionante para os "blues".

No Mundial, que se disputa entre 11 de Junho e 11 de Julho, a França integra o Grupo A, com a anfitriã África do Sul, o Uruguai e o México.