Robin van Persie celebrou hoje o regresso à selecção da Holanda, após seis meses de paragem devido a lesão, com dois golos, na vitória sobre o México, por 2-1, em jogo particular de preparação para o Mundial2010.

Os tentos de Van Persie, entre diversas ocasiões da Holanda, surgiram ainda antes do intervalo (aos 17 e 41 minutos) e o avançado do Arsenal foi uma ameaça permanente para a defesa mexicana, formando com o médio do PSV Eindhoven, Ibrahim Afellay, a dupla de maior produtividade da selecção holandesa.

No primeiro golo, Van Persie aproveitou da melhor forma o espaço concedido na área para “emendar” o cruzamento de Van der Vaart da esquerda. O segundo nasceu de um centro da direita de Afellay ao qual correspondeu com um remate de primeira.

O México, cujo primeiro remate surgiu apenas aos 58 minutos, ainda conseguiu marcar o seu golo de honra, pelo avançado Javier Hernandez, aos 74 minutos, mas a sua reacção foi insuficiente para anular a vantagem adquirida pelos holandeses.

Depois de a Holanda ter dominado o primeiro período, Van Persie já não assistiu ao ressurgimento do México no segundo tempo, uma vez que foi substituído, por precaução, aos 64 minutos, pelo avançado Klaas-Jan Huntelaar, jogador cobiçado pelo Benfica.

O seleccionador holandês, Bert van Marwijk, que na quinta-feira anuncia os 23 eleitos para o Mundial, deixou de fora jogadores chave, como Wesley Sneijder, do Inter de Milão, e Arjen Robben e Mark van Bommel, do Bayern de Munique, para lhes dar mais algum descanso depois da final da Liga dos Campeões ganha pela equipa italiana, sob o comando de José Mourinho.

A Holanda, que defronta Dinamarca, Japão e Camarões no Grupo E do Mundial, ainda tem particulares com o Gana e a Hungria, enquanto o México, inserido no Grupo A, com a anfitriã África do Sul, o Uruguai e a França, vai enfrentar a Gambia e Itália, campeã do Mundo, antes do arranque do evento.