A equipa constituída por Mohamed Benouza (Argélia) e os assistentes Nasser Abdel Nadi (Egipto) e Maamar Chabane (Argélia) desfalca assim o continente africano, resumido a três equipas.

A América do Sul também fica reduzida a cinco trios de arbitragem, depois do chumbo da equipa composta pelo paraguaio Carlos Amarilla e os seus assistentes e compatriotas Emigdio Ruiz e Nicolás Yegros.

Em causa estão árbitros auxiliares que chumbaram nos testes físicos realizados por cada uma das associações/confederações de futebol ainda antes da partida para a África do Sul.

A FIFA relembra que um dos seus principais objectivos é melhorar o nível da arbitragem, um dos motivos que levou também a que as equipas foram compostas por elementos do mesmo país ou que, pelo menos, partilhem a língua.

A Europa é o país mais representado, com 10 conjuntos, entre os quais o português composto pelo leiriense Olegário Benquerença e os auxiliares Bertino Miranda e José Cardinal, que assim voltaram a colocar o país na elite internacional, depois da ausência no Alemanha2006: Vítor Pereira tinha estado no França1998 e Coreia/Japão2002.

Ásia e América do Norte, Central e Caraíbas vão ter quatro equipas, enquanto a Oceânia é o continente menos representado com apenas duas.