Ainda que não disponha de qualquer informação sobre ameaças específicas, as autoridades alertaram para o perigo de atentados terroristas durante a prova, que se disputa entre 11 de Junho e 11 de Julho.

"Existe um risco elevado de grupos extremistas levarem a cabo ataques terroristas na África do Sul a curto prazo", avançou o alerta emitido pelo Departamento de Estado norte-americano.

De acordo com as autoridades norte-americanas, eventos da dimensão do mundial de futebol oferecem "uma ampla variedade de objectivos atractivos para os terroristas".

Todavia, prosseguiu, o Governo dos Estados Unidos não dispõe de qualquer informação sobre "uma ameaça específica e credível", durante o evento.

No documento, as autoridades indicaram também que a actividade criminal "é generalizada em todo o país [África do Sul", recomendando aos cidadãos para não utilizarem objectos e jóias caras e terem cuidado com obstáculos colocados nas ruas ou com acidentes simulados destinados a iludir as pessoas e assaltá-las.

O Departamento de Estado destacou também que os transportes públicos "estão pouco desenvolvidos" na África do Sul, aconselhando por isso o aluguer de veículos, advertindo ainda todos os que queiram viajar para este país africano para a escassez de alojamento em cidades que recebem jogos do mundial, como Bloemfontein, Porto Elizabeth e Pretória.

Com estes alertas de viagem, o Departamento de Estado difunde informação sobre acontecimentos a curto prazo em certos países ou regiões, os quais representam "riscos iminentes para cidadãos norte-americanos em viagem e residentes.

A selecção de futebol dos Estados Unidos integra o grupo C, juntamente com a Inglaterra, Eslovénia e Argélia, estreando-se na prova dia 12, frente aos ingleses.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.