Sem jogar há mais de dois meses, Ricardo Carvalho é um dos jogadores ao dispor de Carlos Queiroz que ainda não está a 100%, mas confia que a recuperação está para breve:

“Estou a fazer trabalho específico e cada dia me sinto melhor. Sentia algumas restrições no tornozelo, mas já me sinto melhor. Para a semana poderei estar a 100%.”

O defesa do Chelsea afirmou-se empenhado em “recuperar o tempo perdido” e quanto à prestação defensiva da equipa das quinas reconheceu que “não sofrer golos é meio caminho andado para ganhar os jogos”.

Relativamente ao primeiro jogo de Portugal neste Mundial, frente à Costa do Marfim, o atleta sublinhou a importância de começar com um bom resultado.

“É importante começar bem com a Costa do Marfim, que é uma equipa forte. Se começarmos bem temos mais hipóteses de passar a primeira fase.”

O primeiro jogo de preparação frente a Cabo Verde trouxe um decepcionante 0-0 e Ricardo Carvalho também não escondeu alguma frustração.

“Com Cabo Verde podíamos ter feito melhor. A equipa tem tentado dar o melhor mas as coisas não têm corrido bem. Temos de nos unir e trabalhar para melhorar.”

Outra questão do dia é o prémio que alegadamente os jogadores receberão em caso de conquistarem pela primeira vez um Mundial para Portugal – depois de o jornal”O Jogo” ter publicado que seriam 340 mil euros para cada jogador -, mas Ricardo Carvalho afirmou que não tem conhecimento do valor, remetendo mais esclarecimentos para a FPF.

Ao jogador do Chelsea foi ainda perguntado qual das três selecções (2004, 2006 e 2008) lhe pareceu mais forte e Ricardo Carvalho não teve dúvidas em afirmar que foi a de 2006, que disputou o Mundial na Alemanha, e onde a equipa das quinas ficou em quarto lugar. Mas recordou que em 2004 "foi fantástico".

A selecção efectua esta sexta-feira apenas um treino e ao jantar terá a companhia do alpinista português João Garcia.

“Será um motivo de orgulho estar com João Garcia e trocarmos algumas ideias”, terminou Ricardo Carvalho, deixando ainda a elogios a Fábio Coentrão pela sua prestação frente a Cabo Verde.