Carlos Queiroz, seleccionador nacional, fez-se acompanhar ao lado de João Garcia e aproveitou o momento lado a lado para lhe dedicar umas palavras de apreço.

“Em nome da selecção nacional queria agradecer a presença de João Garcia. Ele é um dos nossos heróis nacionais. Nós revemo-nos nele, pela ousadia e aventura, por ter desafiado o impossível e em nome da nossa selecção nacional toda a nossa admiração e orgulho por tudo aquilo que fizeste e irás continuar a fazer”, declarou Carlos Queiroz, antes do jantar no Hotel Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde.

O alpinista português mostrou-se honrado e orgulhoso com o convite feito pela Federação Portuguesa de Futebol: “É uma honra estar aqui. Nunca pensei que os alpinistas, outrora conhecidos como conquistadores do inútil, viessem a ser úteis, como elementos motivadores. Aceitei com muito orgulho, da mesma forma que levo a bandeira portuguesa o mais próximo do céu que se pode estar com os pés na terra”, confessou, sensibilizado, João Garcia.

João Garcia foi o décimo alpinista do mundo a ascender às 14 montanhas com mais de 8000 metros existentes no planeta, todas sem recurso a oxigénio artificial e sem carregadores de altitude.  Proezas que obrigatoriamente irão de ser partilhadas com a formação lusa.

“Vou falar acima de tudo de alpinismo, como começou a minha vida nestas lides. Para saberem o que é importante para chegar ao topo. Isto passa por determinação e acreditar em objectivos, fazendo de forma honesta”, frisou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.