A selecção de Cabo Verde vai realizar mais um jogo particular, desta vez com a congénere chilena, em Santiago do Chile, a 04 de Junho, de preparação dos sul-americanos para o Mundial de futebol de 2010.

O jogo foi acordado logo após o encontro contra Portugal e deve-se, segundo o presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, à prestação da selecção crioula frente à das “quinas”, que se saldou num empate a zero.

Logo após o jogo com Portugal, realizado na Covilhã (centro norte de Portugal) na passada segunda feira, o representante da selecção chilena estabeleceu contacto com a FCF, que deu o seu aval, depois de acertar todos os pormenores em relação à organização e logística.

Mário Semedo disse que esta é uma oportunidade que tem de ser aproveitada, tendo em conta que, além do aspecto desportivo em si, a federação chilena assume todas as despesas relativas à deslocação da selecção cabo-verdiana a Santiago do Chile.

O Chile ocupa o 18.º posto no “ranking” da FIFA e integra o Grupo H do Mundial da África do Sul, juntamente com as selecções de Espanha, Suíça e Honduras.

Após o empate com Portugal, Cabo Verde melhorou três lugares no “ranking” da FIFA, passando de 117.º para 114.º.

Cabo Verde, do treinador português João de Deus, aproveita também o jogo para preparar a fase de qualificação para a Taça de África das Nações (CAN), cujo início está marcado para Setembro, e em que tem, no Grupo 1, a companhia da Libéria, Mali e Zimbabué.

A Guiné Equatorial e Gabão, na qualidade de coorganizadores, qualificam-se automaticamente para a fase final do CAN 2012. Os primeiros classificados dos 11 grupos e os três melhores classificados em segundo lugar qualificam-se directamente.