“Com certeza que vamos ver o melhor do Deco. Antes de vir para a selecção tive apenas dez dias sem treinar. Vou estar no meu melhor, mas o mais importante é que a grupo esteja bem. Como este é o meu último mundial quero acabar da melhor forma”, afirmou Deco aos jornalistas na tenda de imprensa, ao lado do Complexo Desportivo da Covilhã.

E continuou: “Não há nenhum jogador no mundial que não seja substituível. As coisas acabam por aparecer. O futebol é um jogo colectivo e acabam sempre por superar as qualidades individuais. A selecção não vai sofrer com a minha ausência”, respondendo quando lhe perguntaram se já existe substituto na formação lusa para o mágico.

O médio internacional mostrou ainda a sua satisfação pela recuperação e alta clínica de Pepe, conhecida este domingo à tarde. "Fico contente por ele e por nós. Ele é um jogador muito importante para a Selecção Nacional", frisou.

Há dois dias, também em conferência de imprensa, o colega Ricardo Carvalho declarou que a selecção de 2006 foi a melhor das que já jogou. Já Deco prefere esperar que acabe este Mundial2010 para ver qual foi a melhor e a pior.

Outro dos temas incontornáveis deste estágio é a bola oficial do Mundial2010, a jabulani, que por estes dias muitos jogadores de outras selecções se queixaram da bola, nomeadamente os guarda-redes Júlio César (Brasil) e Casillas (Espanha). Deco disse que "não é a melhor bola" com que já jogou mas também não é horrível. O médio reconheceu que "ela [a bola] é díficil de controlar mas temos de a tratar com carinho e não para ser usada como desculpa".

Recorde-se que faltam três dias para a comitiva portuguesa de futebol abandonar a Covilhã, cidade onde efectua a primeira fase do estágio de preparação para o Mundial2010, na África do Sul.