A selecção da Coreia do Norte, adversária de Portugal no Grupo G do Mundial de futebol de 2010, juntamente com a Costa do Marfim e o Brasil, chegou esta manhã a Joanesburgo.

Os 23 jogadores norte-coreanos, equipa técnica e dirigentes foram de imediato transportados para o hotel Protea, em Midrand, a meio caminho entre Joanesburgo e a capital, Pretória, onde ficarão instalados durante a fase de grupos do Mundial2010.

À chegada ao hotel, a comitiva norte-coreana foi obsequiada por uma dança “Disky”, uma coreografia que mistura dança e futebol especialmente criada para o primeiro Mundial de futebol jamais realizado em solo africano.

Os norte-coreanos planeavam aclimatar-se no vizinho Zimbabué durante alguns dias antes de se instalarem na África do Sul, mas tudo indica que os seus planos foram alterados depois de activistas zimbabueanos terem ameaçado protestos de rua contra a Coreia do Norte, país que treinou a 5ª Brigada das forças armadas do presidente Robert Mugabe, que levou a efeito massacres contra opositores do regime no início dos anos 80 na região de Matabeleland com um saldo de 20 000 mortes.

Do grupo G já estão na África do Sul o Brasil e a Coreia do Norte, faltando apenas Portugal e a Costa do Marfim.