Em Bruxelas, no estádio rei Balduíno, a velocidade do ataque da formação comandada por Javier Aguirre surpreendeu os transalpinos, redimindo-se das derrotas recentes frente a Inglaterra (3-1) e Holanda (2-1).

Os mexicanos inauguraram o marcador, aos 16 minutos, com um golo do avançado Carlos Vela, dos ingleses do Arsenal, aproveitando a passividade da dupla de centrais italiana.

Enquanto o México desperdiçava várias ocasiões de golo, a Itália somente acercava a baliza de Óscar Pérez em lances de bola parada e, na segunda parte, viu o árbitro anular um golo a Gilardino, que estava em posição irregular.

Já com Blanco em campo, a selecção mexicana dilatou a vantagem, aos 83 minutos, quando Medina, aproveitando uma assistência do veterano, fuzilou Buffon.

Só a três minutos do fim, a “squadra azzurra” conseguiu chegar ao golo, na sequência de um canto, depois de ter enviado a bola ao poste e de um defesa afastado a bola sobre a linha, ressaltando, finalmente, para Bonucci que não falhou.

A selecção italiana falhou assim a obtenção de um resultado positivo, em homenagem às vítimas da tragédia de Heysel, onde, a 25 de Maio de 1985, morreram 39 adeptos, antes da final da Taça dos Campeões Europeus, entre a Juventus e o Liverpool.

O jogo de hoje foi disputado em Bruxelas – no rebaptizado rei Balduíno – por pedido expresso da federação italiana, que pretendia prestar um tribuno aos muitos adeptos italianos que morreram nesse dia.

A selecção mexicana integra o Grupo A do Mundial2010 e vai estrear-se na competição no jogo inaugural, frente à formação anfitriã, a África do Sul, a 11 de Junho, defrontando depois a França (17 de Junho) e o Uruguai (22 de Junho).

A quatro vezes campeã e detentora do título Itália vai disputar o Grupo F da competição, jogando, na primeira fase, diante do Paraguai (14 de Junho), Nova Zelândia (20 de Junho) e Eslováquia (24 de Junho).