A chegada dos navegadores à África do Sul nunca foi tão esperada e desejada. Em Magaliesburg já se afinam os pormenores para receber em festa a comitiva portuguesa. Portugueses e sul-africanos estão entusiasmados com a presença dos jogadores lusos, principalmente dos que têm maior reconhecimento internacional. Cristiano Ronaldo Deco ou Simão Sabrosa são alguns dos nomes que os sul-africanos arriscam pronunciar assim que se apercebem que estão a falar com portugueses.

Nas principais ruas por onde a selecção portuguesa vai passar foram colocadas dezenas de bandeiras como forma de dar as boas-vindas aos jogadores.

“Colocámos bandeiras e flores de plástico como nas festas em Portugal e também aqui, e colocámos também posters a dar as boas-vindas à selecção portuguesa”, disse ao Sapo Desporto Francisco Paulo, comerciante português conhecido como o Chico em Magaliesburg.

As ruas de Magaliesburg não são grandes e na chegada da comitiva portuguesa, esperam-se alguns milhares de adeptos e curiosos que querem ver de perto a razão de tanta azáfama na cidade nos últimos meses. Por isso mesmo, vai ser uma tarefa difícil controlar a multidão que pretende assistir aos treinos. Para já, vence o som das vovuzelas.