“Recebemos informação sobre esse presumível assalto e estamos à espera de informação policial. Não temos dados sobre o assunto”, afirmou o director de comunicação da FIFA, Nicolas Maingot.

O incidente, que afectou dois jornalistas portugueses e um espanhol, parece não ter suscitado qualquer preocupação na FIFA e no comité organizador, cujo director de comunicação, Rich Mkhondo, afirmou que, a dois dias do começo da competição, tudo está bem.

“Não há nada que nos preocupe e tudo o que desejamos é que o torneio comece. Estamos satisfeitos, depois de tantos anos de preparativos em colaboração com as autoridades sul-africanas. Agora o que queremos é desfrutar dos jogos”, sublinhou Maingot.

O comité organizador não está preocupado com questões de segurança. “O que nos preocupa são os possíveis engarrafamentos para o jogo inaugural. Pedimos às pessoas que não utilizem carro e cheguem ao estádio duas horas antes, usando os transportes públicos”, afirmou Mkhondo.

Dois jornalistas portugueses, do Expresso e da Global Imagens, e um espanhol, da Marca, foram hoje assaltados por homens armados, mas estão bem.

Os jornalistas dormiam no complexo de casas de campo Nutbush quando foram surpreendidos pelos assaltantes, que cometeram o furto cerca das 04:00.

Material fotográfico, passaportes, credenciais do Mundial2010 e roupa foi o principal material roubado: apesar do risco e gravidade da situação, os profissionais em causa não foram vítimas de violência física.

Entretanto, a polícia sul-africana anunciou ter detido um dos suspeitos do assalto, que terá sido detectado através do sinal de um telemóvel roubado durante o assalto.