“O Rio de Janeiro foi escolhido para ter essa arena na América do Sul. Vamos trazer a África do Sul aqui para Copacabana com uma tela em alta definição para começar a sentir essa emoção do Brasil por ser a sede do Mundial em 2014”, afirmou hoje o secretário de turismo do Rio de Janeiro, António Pedro de Mello.

O evento oficial da entidade máxima do futebol será na orla de Copacabana, um dos pontos turísticos mais famosos da “Cidade Maravilhosa”.

Todos os 64 jogos do Mundial2010 serão transmitidos numa tela de 120 metros quadrados e após os jogos haverá uma programação de shows musicais e performances.

O que marca a diferença no Rio de Janeiro, enfatiza o secretário de turismo, é que a cidade tem a tradição de “receber bem esses eventos”, já que “o povo já vai para as ruas comemorar”.

“E agora temos pela primeira vez o evento oficial da FIFA, nesse ícone da praia de Copacabana, com um ‘telão’ de 125 metros quadrados, maior que das outras cidades”, ressaltou Pedro de Mello.

A arena de 31 mil metros quadrados montada na faixa de areia terá capacidade para receber até 20 mil pessoas por dia, num espaço que contará com arquibancadas, restaurantes, bares, pastelarias e camarotes.

O espaço em Copacabana será aberto diariamente uma hora antes do início da transmissão do primeiro jogo e encerrará as suas actividades pelas 21 horas locais.

Nos dias dos jogos do Brasil, o público contará com uma tela extra de 50 metros quadrados.

Para o anfitrião do evento, o Mundial de 2010 é para preparar o espírito para 2014, ano em que o Brasil acolherá a competição, que já recebeu em 1950.

“O Rio de Janeiro é a cidade do mundo todo. Vamos ter vários adeptos num clima de respeito e mostrar a união dos povos. Espero que na final o Brasil esteja lá para torcermos juntos”, apostou Pedro de Mello.

Na arena da FIFA, também haverá um espaço para a transmissão dos melhores momentos dos jogos em 3D.

O Fifa Fan Fest aconteceu pela primeira vez durante a Copa do Mundo na Alemanha, em 2006. O evento foi um sucesso, reunindo mais de oito milhões de pessoas em Berlim nos dias de jogos.

Na ocasião, o projecto foi ampliado e mais de 18 milhões de pessoas reuniram-se diante de grandes ecrãs instalados em 12 cidades do país.

Tal como na Alemanha, a expectativa é que a arena em Copacabana receba, não só cariocas, mas seja também um atractivo para os turistas.

Esse ano, e além das nove cidades do país que recebe o Mundial, seis metrópoles mundiais receberão também o International Fifa Fan Fest: Rio de Janeiro, Roma, Paris, Berlim, Sidnei e Cidade do México.